A Fundação.

Filosofia e localização

A Fundação Mempo Giardinelli é uma Organização não Governamental e sem fins lucrativos, cuja missão mais importante é promover e estimular a leitura. É uma instituição educacional que realiza atividades e programas através de um Centro de Estudos, e ao mesmo tempo contribui para a vida cultural no Chaco e em toda a região nordeste da Argentina. Além disso, é uma instituição de interesse comum que apoia programas sociais relacionados à leitura.

A Fundação criou, e atualmente organiza e patrocina as instituições e os programas seguintes, com escritórios fixos no edificio situado à Rua José Maria Paz, número 355, na cidade de Resistencia, capital do estado do Chaco:

* Programa de Leitura e Leitura de Histórias das Avós, as ‘avós que contam contos’;
* Programa de Assistência para Salas de Refeições para Crianças.
* Fórum Internacional para Promover Livros e Leitura, anualmente, desde 1996.
* Centro de Estudos Sociais e Literários Avançados (CAELyS-Chaco)
* Biblioteca Beby Giardinelli
* Instituto Juan Filloy de Pesquisa Social e Literária.
* Seminários sobre a "Pedagogia da Leitura Literária", especializados em Literatura Latino-americana e Literatura Infantil.

Qualquer outra instituição ou programa que não tenha sido mencionado acima, não está, de forma alguma, autorizado.
A Fundação também não é responsável legalmente por quaisquer procedimentos realizados e/ou desenvolvidos por pessoas que não estejam expressamente autorizadas.

Onde ficamos

A região nordeste da Argentina é composta pelas províncias de Formosa, Misiones, Corrientes e Chaco.
Chaco é onde nós atuamos. A província tem uma população de mais de um milhão de pessoas, espalhadas em 99.633 quilômetros quadrados.
Suas terras altamente férteis têm sido devastadas por enchentes, políticas ambientais não sustentáveis, pobreza e a extrema marginalização dos povos nativos Qom, Wichi e Mocoiq.

Historicamente, Chaco tem sido uma das mais pobres províncias da Argentina, juntamente com suas vizinhas, Formosa e Corrientes.

Embora recentemente tenha havido um certo nível de desenvolvimento, há ainda uma enorme população sofrendo por não ter suas necessidades básicas atendidas.

A Fundação realiza suas atividades em toda a região inteira do Chaco, com programas particularmente direcionados a necessidades educacionais e sociais, dos quais dezenas de avós contadoras de histórias participam, e permanentemente dedicados ao treinamento de professores e bibliotecários em toda a província.

Além disso, a instituição apoia a atividade diária e contínua do Programa de Assistência para Salas de Refeições para Crianças.

Atualmente, a maior parte das atividades é executada na área chamada “El Gran Resistencia” (A Grande Resistência), formada pela parte metropolitana da província, composta pelos municípios de Resistencia, Barranqueras, Puerto Vilelas e Fontana.

Devido à falta de planejamento, cerca de 400.000 pessoas concentram-se nessa área metropolitana. Elas moram no local que forma a várzea, ou seja, a planície alagável, de um dos principais rios da América do Sul, o rio Paraná, no trecho demarcado pela bacia hidrográfica dos rios Negro (ao norte), Arazá (ao sul) e Riacho Barranqueras (a leste).

A maior parte dessa área é baixa e propensa a enchentes, tendo principalmente solos aluvias recentes, os quais são novos e hidromórficos.

Essa localização faz de Resistencia um núcleo comercial ideal para toda a região. A cidade é um centro vibrante onde rotas de terra, rios e ar convergem, promovendo boa conexão com a região, o país e o mundo.

Isso, sem contar que é um caminho quase inevitável para todo o comércio realizado entre as nações do MERCOSUL.

Como você pode ajudar...

Recursos Financeiros da Fundação.

Por sermos uma Organização não Governamental e sem fins lucrativos, todas as nossas atividades, projetos e programas são custeados com nossas próprias finanças, e quase todo o trabalho é feito por uma dedicada comunidade com vários voluntários.

Desde seu início, após uma pequena contribuição pessoal, a Fundação vem realizando todas as suas atividades dependendo direta e exclusivamente dessas finanças, que são obtidas através dos serviços que oferecemos, taxas de inscrição em seminários e cursos, entradas vendidas para várias atividades, assinaturas anuais, bem como, ocasionalmente, doações feitas por nossos amigos mundo afora.

Tais contribuições, conscientemente gerenciadas pela Fundação, são complementadas, ocasionalmente, com fundos de entidades públicas e privadas.

É o caso de um dos mais importantes projetos de que participamos anualmente: o Fórum Internacional para Promover Livros e Leitura, realizado com o auxílio de patrocínio e apoio específicos de entidades tanto públicas quanto privadas.

Você pode nos ajudar a melhorar nossos Programas e serviços junto a comunidade. Sua contribuição monetária, independente da quantia, pode nos ajudar a fazer muito.

Portanto, se você está disposto a nos ajudar, POR FAVOR, leia as informações abaixo.

DOAÇÕES – Formas de Ajudar.

Qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, bem como organizações, fundações, ONGs empresariais e qualquer outro tipo de entidade legal podem contribuir com as atividades realizadas pela Fundação, doando dinheiro das seguintes formas:

a) Na Argentina, através de cheque em PESOS. Faça o cheque em nome de: Fundación Mempo Giardinelli ou deposite o valor em dinheiro no Banco Credicoop. Envie para nosso endereço ou peça instruções.

b) Nos Estados Unidos, com cheque em DÓLARES. Faça o cheque em nome de: Fundación Mempo Giardinelli, e poste no correio para o seguinte endereço: Dr. Fernando Operé c/o FMG/ 25 University Circle/ Charlottesville, VA 22903.

c) Na Europa, fazendo o cheque em EUROS. Faça o depósito ou transferência bancária para: Fundación Mempo Giardinelli, no: BANCO BILBAO VIZCAYA ARGENTARIA - BBVA / Oficina 1041 / calle Muntaner 277/ 08021 BARCELONA. Ou deposite a quantia em dinheiro no BBVA, Cuenta Corriente: 029-150097-5 /IBAN: ES67 0182 1045 2002 9150 0975BIC / SWIFT CODE (código de identificação para transferências internacionais): BBVAESMMXXX.

d) Cartões de Crédito & Débito (AINDA NÃO DISPONÍVEIS).

IMPORTANTE: Para cada caso, por gentileza nos informe a quantia exata depositada através de e-mail para: fmg2015@fundamgiardinelli.org para que possamos enviar o Recibo Oficial correspondente. POR FAVOR, NÃO FAÇA CONTRIBUIÇÕES ANÔNIMAS.

Primeiro e último nome:
Endereço:
Estado ou Província:
País:
Telefone:
e-mail:
Profissão/Ocupação:
CUIT (na Argentina):
Onde, quando e quanto você doou (País, Banco):

Tradução: Eric Nepomuceno.

»Volver al Inicio